Por: Dr. Felipe Camargo de Carvalho e Dr. Ely Brondi de Carvalho em 05/01/2021 | Medicina Radiologia Diagnóstico
Você já foi fazer um exame cheio de medos e receios?
Também já foi recebido com tanto profissionalismo que foi muito diferente de tudo o que tinha imaginado e o procedimento aconteceu com naturalidade?
Saiba que não está sozinho. A maioria dos pacientes que precisam de exames de imagens carrega uma grande carga de preocupação, mas que com um atendimento capacitado estes sentimentos são passageiros.
Segundo o radiologista e especialista em diagnóstico por imagem Dr.Felipe Camargo de Carvalho os principais receios são em relação à dor dos exames (principalmente em crianças) e, claro, sobre os resultados. “Medo do que possa ser descoberto ou ansiedade por aqueles que fazem acompanhamento para saber se melhoraram são algumas das preocupações”, exemplifica.
Por isso, o acompanhamento de um especialista é fundamental. “É preciso conversar com os pacientes, perguntar onde dói, há quanto tempo, relações com outras situações. Eles devem saber que o médico radiologista está ali para ajudá-los. Para isso, o radiologista deve esclarecer e explicar como o procedimento vai acontecer detalhadamente”, explica.
Essa proximidade e confiança entre o paciente e profissional são importantes para que os métodos de diagnóstico sejam convenientes e eficazes. “A agilidade e a confiabilidade nos laudos de exames liberados são outros aspectos importantíssimos. Desta forma, o paciente consegue remarcar o mais breve possível seu retorno com o médico que solicitou o exame”, reforça.
“Um atendimento humanizado elimina dúvidas e garante segurança e tranquilidade, enquanto a agilidade e confiança do laudo e resultado asseguram a resposta rápida para as perguntas que os pacientes tanto precisam”, finaliza Dr.Felipe.