Por: Dr. Rafael Krieger Martins em 05/01/2021 | Medicina
Você sabia que a endoscopia é um procedimento que tem outras funções, além do diagnóstico? Realização do exame para identificar doenças gastrointestinais é a utilização mais conhecida desta técnica, mas a endoscopia há anos é utilizada para muitas outras finalidades.
Em procedimento que através de um tubo fino, flexível e com uma câmera em sua extremidade, faz imagens das cavidades. “A endoscopia tem como principal função o diagnóstico e acompanhamento de doenças gastrointestinais. Contudo, também tem função terapêutica”, confirma o cirurgião Dr. Rafael Krieger Martins.
“Dentre os vários procedimentos que podem ser realizados, destacamos o tratamento da obesidade, do refluxo e de lesões tumorais em fases iniciais”, complementa.
Para o tratamento da obesidade, um dos destaques é o balão intragástrico ajustável. “Ele pode ficar até um ano no estômago do paciente e pode contribuir de forma importante para o emagrecimento”, explica o profissional.
A endoscopia também pode ser uma alternativa importante para os pacientes que já realizaram cirurgia para o tratamento de obesidade e voltaram a ganhar peso. “Uma possibilidade é a cauterização do local da anastomose”, observa.
Os procedimentos endoscópicos, independente de sua função, devem ser feitos por um profissional habilitado, que tem a capacidade de avaliar as condições do paciente e orientar para o melhor procedimento. “É importante que se realize estes exames com médico adequadamente treinado na área, uma vez que a detecção de alterações como o câncer inicial depende da capacidade do profissional”, revela o especialista.
No Centro do Aparelho Digestivo (CAD) no Imed, os pacientes contam com aparelhos de alta resolução, que em combinação com profissional qualificado, contribuem para um melhor tratamento para o paciente.