BLOG

Será que é hora de levar seu filho ao psicólogo?
< Voltar

Será que é hora de levar seu filho ao psicólogo?

Por: Dra. Silvana Roman Camargo de Carvalho em 05/01/2021 | ícone Tag  Psicologia

Os pais e os responsáveis das crianças muitas vezes percebem ou são alertados sobre mudanças no comportamento delas. Então, surgem as dúvidas: o que eu faço? Será que deveria procurar um psicólogo para o meu filho?
Muitas vezes com poucas informações e até mesmo por motivos culturais, muitos acabam evitando. Porém, saiba que a psicologia infantil é muito importante para investigar e estudar as manifestações psíquicas da criança, incluindo características cognitivas, perceptivas, linguísticas, físicas, emocionais e sociais.
Para ajudar a responder essa dúvida sobre a hora ideal de levar seu filho ao profissional, conversamos com a psicóloga especialista no assunto, Dra. Silvana Roman Camargo de Carvalho. “O psicólogo deve ser procurado a partir dos primeiros anos de vida da criança se forem observados mudanças comportamentais e de humor”, detalha.
Essas mudanças, segundo a dra. Silvana, podem ser variadas. “Tristeza, sintomas de ansiedade, medo, agitação, falta de concentração, intolerância, agressividade, compulsão alimentar, dificuldade de interagir socialmente, dificuldade de aprendizagem, insônia ou sono muito frequente são exemplos de alterações que merecem atenção”, indica.
Por isso pais, ficar atentos é a melhor opção, porque quanto antes forem identificadas estas mudanças e realizado o encaminhamento ao profissional, antes virá a ajuda. “Através de métodos e recursos especiais, uma vez detectada qual dificuldade a criança está enfrentando, o psicólogo desenvolverá as devidas técnicas que ajudarão a enfrentar e administrar as situações do dia a dia e suas próprias emoções”.

Ajuda

Mas você deve estar se perguntando: De que maneira um psicólogo trabalha com uma criança? A Dra. Silvana explica que é de forma muito lúdica. “É através do brincar que ela consegue expressar os seus sentimentos e o seu mundo. Com o auxílio da psicologia infantil, elas encontram recursos de enfrentamento para se posicionar de forma saudável”.
A especialista garante que a terapia infantil pode atuar de forma bastante eficiente no aspecto comportamental das crianças, para que consiga se fortalecer. “O psicólogo exerce a função de facilitador, sendo capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca de melhores alternativas para lidar com eles, ao mesmo tempo em que orienta os pais a como intervir diante dessas vivências”, observa.

Profissional

Sabendo que esse cuidado na infância é fundamental para as fases seguintes da vida de seu filho, procurar um profissional qualificado é essencial. O primeiro passo é que ele seja devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia e capacitado para o atendimento infantil. “É preciso encontrar um profissional com o qual você se identifique, que tenha empatia, onde você possa se sentir acolhido e ouvido. O trabalho terapêutico requer uma afinidade do psicólogo com o paciente”, orienta a psicóloga.

Gostou do nosso conteúdo?
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.
< Voltar

(45)  3056-0199 | R. Santos Dumont, 2708 - Toledo/PR